Jogadores anunciam greve na primeira rodada do Italiano

Terra Esportes

O sindicato de jogadores de futebol italiano (AIC) anunciou nesta sexta-feira uma greve na primeira rodada do campeonato nacional, programada para sábado e domingo, depois que não alcançaram um acordo com os 20 clubes da primeira divisão para a assinatura de um novo convênio coletivo.

Os clubes rejeitaram a última proposta do AIC, que oferecia um acordo provisório até 30 de junho de 2012. O presidente da Associação de Jogadores Italianos, Damiano Tommasi, anunciou a convocação da greve após três dias de intensas negociações entre as partes para evitar o adiamento do início do campeonato, previsto para este fim de semana.

"A primeira jornada da Série A não será disputada. Tentamos até o final, mas tudo foi em vão", afirmou Tommasi. "A Liga não aceitou nossa proposta de acordo de transição. Nestas condições não vamos jogar. Quero dizer aos "tifosi" (torcedores) que esta situação também nos incomoda. Nosso objetivo não era não jogar, e sim começar nas melhores condições", continuou o presidente do sindicato.

O presidente da Liga A, Maurizio Beretta, justificou a decisão. "Nossa assembleia foi muito clara. Não assinaremos um acordo sem os dois pontos em discussão: a contribuição solidária e o tema dos jogadores que treinam separadamente", explicou Beretta.

A contribuição solidária é um imposto extraordinário que os clubes desejam que os próprios jogadores paguem. Os atletas aceitam pagar, mas não querem ser os primeiros trabalhadores da Itália a assumir o compromisso e desejam a aprovação de uma lei que regulamente a contribuição.

O segundo ponto de discórdia trata de uma divergência sobre o treinamento. O sindicato não aceita que os clubes obriguem os jogadores que não os interessam a treinar à parte.

O futebol europeu vive um momento de instabilidade fora dos gramados. Na Espanha, a primeira rodada da competição também foi adiada. Entretanto, na última quinta, a Associação de Jogadores Espanhóis (AFE) chegou a um acordo com a Liga de Futebol Profissional (LFP) e a competição nacional terá início neste fim de semana.

Com informações da Agência EFE

cons-39

Sindicato participa do Conselho Arbitral da Série B Paulista e Martorelli comemora monitoramento de salários dos atletas

WhatsApp Image 2024-01-12 at 15.21.52