Sindicato de Atletas São Paulo
Institucional

Ex-Presidente Toninho Cecílio fala das conquistas do Sindicato de Atletas de São Paulo

24, JULHO 2017 às 17:00:01

Toninho Cecilio exibe a Revista do Atleta durante a abertura de comemorações de 70 anos do Sindicato de Atletas SP (foto: Fabio Giannelli/ Soccer Digital)

No último sábado (22 de julho), o ex-jogador de futebol, Toninho Cecílio, esteve presente no primeiro evento em comemoração aos 70 anos do Sindicato de Atletas de São Paulo. O encontro, que contou com uma palestra do Professor Clóvis de Barros Filho, sobre “A Ética na sobrevivência do futebol”, aconteceu no Museu do Futebol.
 
Presidente da instituição entre os anos de 1990 e 1993, o técnico Toninho Cecílio, comentou o crescimento do sindicato nos últimos anos e explicou que a maior conquista foi a Lei do Passe.
 
“Faço um balanço positivo. Hoje o sindicato é profissionalizado, tem receitas. Fui presidente em 1990 e sai em 1993 e até aqui houve um crescimento absurdo das receitas no futebol. Isso também ajudou o sindicato através de repasses de verba de TV, percentual de álbum de figurinha, tudo bem coordenado pelo Martorelli (atual presidente). É uma diferença muito grande daquela época, têm mais funcionários, mais advogados, uma estrutura melhor para poder atender mais atletas, além da representatividade”.
 
“Conseguimos acabar com o passe. Buscamos isso desde aquela época com o Zico e que acabou culminando com a Lei Pelé. O sindicato teve um papel muito importante em São Paulo. Me lembro que ia toda segunda-feira para o Rio me reunir com o Zico para poder alinhar um processo que não teve volta. Quem não viveu naquela época, não tem noção do que era. Hoje o atleta ganhou o poder de negociação e até um aumento substantivo da capacidade financeira. Então isso foi um ganho, uma vitória. Da época em que passei a conviver com o sindicato, essa foi a maior conquista: o fim do passe”, contou Toninho Cecílio.
 
Durante o ano outras onze atividades marcarão a comemoração dos 70 anos da instituição.



« VOLTAR




Mais sobre Institucional


Últimas do Sindicato


UGT
EDUCATLETA
ABPH
SOCCER DIGITAL
IBRADESPOR
DIREITO EC
Expressão Paulista
FutBrindes