DENUNCIE AQUI

Canal WhatsApp (11) 95487-5474

Sindicato de Atletas São Paulo

COPA INOVAÇÃO

Visando melhorar cada vez mais o futebol e ainda ajudar menores carentes, o Sapesp e o Sindicato de Atletas de Futebol do Rio de Janeiro (Saferj) criaram a Copa Inovação que consiste em cinco edições anuais e consecutivas, sendo uma partida de futebol entre as Seleções Paulista e Carioca.

Realizada pela primeira vez em dezembro de 2010, no estádio Anacleto Campanella, em  São Caetano do Sul, a partida contou com o uso da tecnologia para auxiliar a arbitragem  em lances polêmicos. O uso do link, solicitado pelo quarto árbitro para análise do lance uma única vez em cada tempo, foi extremamente positivo. Na ocasião, o árbitro, os dois capitães das equipes e o quarto árbitro tiveram acesso ao replay para darem o parecer final.

Outra inovação foi a implantação do cartão disciplinar Azul, onde o jogador que o receber por alguma infração, cumpre suspensão de 10 minutos, e depois volta a campo.

O tempo técnico para instruções durante o confronto foi aprovado pelo técnico Wagner Mancini, da Seleção Paulista, e Zico, da Seleção Carioca, e contribuiu para modificar e melhorar os times em campo. O jogo terminou com a vitória da Seleção do Sapesp por 3 a 1. O troféu fica em exposição na sede do Sindicado em São Paulo até a próxima edição.

A Copa Inovação despertou atenção da imprensa e também do público, que contribuiu com alimentos e brinquedos que foram doados as instituições de caridade (citar os nomes). O evento arrecadou sete toneladas de alimentos e foi um sucesso em sua primeira edição, atingindo todos os objetivos propostos: inovar o futebol e ajudar crianças carentes.

Os jogadores escolhidos para participarem da Copa Inovação foram convidados pelo Sapesp e pelo Saferj. Para a próxima edição, para integrar as seleções da Copa, haverá votação aberta ao público no site oficial: www.copainovacao.com.br

Na primeira edição participaram:

Seleção SP:
Gustavo (Santo André); Leandro Castán (SCCP); Chicão (SCCP); Anderson (Santo André); Ralf (SCCP); Bruno César (SCCP); Elano (SFC); Diogo (SPFC); Baiano (Guarani); Mazola (Guarani); Fabrício Messias; Neymar (SFC); Dentinho (SCCP) e Juninho Paulista. Treinador: Vágner Mancini.

Seleção RJ: Rafael (Fluminense); Vinícius (Flamengo); Léo Moura (Flamengo); Diego Maurício (Flamengo); Toró (Flamengo); Fernando Bob (Fluminense); Leandro Euzébio (Fluminense); Jóbson (Botafogo); Antônio Carlos (Botafogo); Marcelo Cordeiro (Botafogo); Somália II (Botafogo); Alessandro (Botafogo); Tartá (Fluminense); Fágner (Vasco) e Carlos Alberto (Vasco); Dede (Vasco); Somália (Duque de Caxias) e David (Fluminense). Treinador: Zico.

ARBITRAGEM: Sálvio Spinolla; Roberto Braatz; Edmilson Corona; Roberto Braghetto e Walter José dos Reis.

A próxima edição da Copa Inovação está marcada para o fim de 2011 e as inovações serão novamente testadas. A Fifa receberá um relatório sobre os testes e a contribuição para o futebol.

Outros Projetos

EXPRESSÃO PAULISTA