DENUNCIE AQUI

Canal WhatsApp (11) 95487-5474

Sindicato de Atletas São Paulo

FUTEBOL CONTRA A HEPATITE

Como em uma equipe de futebol, ninguém ganha uma partida ou um campeonato sozinho, é preciso trabalhar em conjunto.  Pensando assim, a ABPH e o Sindicato dos Atletas Profissio-nais de São Paulo firmaram uma parceria, unindo forças na divulgação do perigo que é a hepatite C, que está matando mais do que a AIDS, no mundo.

Humberto Silva, presidente da ABPH convocou Rinaldo Martorelli que, imediatamente, aceitou lutar pela causa.  A associação e o sindicato estão oficialmente juntos nessa campanha.  “O esclarecimento da categoria com relação à doença que vem matando muitos ex-jogadores é de extrema importância. Nosso objetivo é conscientizar os jogadores sobre a doença e os riscos que ela pode trazer”, diz Martorelli.

A campanha não para por aqui. No âmbito nacional, conversas já estão sendo mantidas com a FIFA para que na próxima Copa do Mundo, na Rússia, o tema a ser adotado possa ser:
“O FUTEBOL CONTRA A HEPATITE”.

“Lutarei pessoalmente em todos os níveis para que a campanha seja amplamente divulgada. Usaremos todas as ferramentas de comunicação do Sapesp para tornar a campanha mundial”, falou o presidente do Sapesp.

SOBRE A ABPH

A ABPH-Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite tem a missão de trazer informações básicas a quase 6 milhões de brasileiros infectados com os vírus B e C da hepatite e que ainda vivem sem saber que estão doentes, além de divulgar e criar maneiras para que as pessoas possam se tratar e se curar.

Humberto Silva, presidente da ABPH e portador da Hepatite C, depois de controlar a sua doença, criou uma organização não governamental, sem fins lucrativos, para atender a população gratuitamente.

ALERTA É AINDA MAIOR PARA NASCIDOS ENTRE 1945-65

Na década de 70 e 80, muitos jogadores de futebol, em todo o país, acabaram contraindo o vírus da hepatite C e, sem saber que tinham a doença, morreram diagnosticados como cirrose, sendo que muitos nem bebiam.

O último a morrer vítima da hepatite C foi Marinho Chagas (foto), craque da seleção brasileira.  Nos anos 70 os atletas eram contaminados por uso comunitário de seringas, ainda dentro do vestiário, quando aplicavam energéticos para melhorar o rendimento em campo.

Hoje, ex-atletas e atletas em atividade têm duas missões nessa batalha toda: prevenir-se fazendo testes para ver se têm o vírus e conscientizar toda a classe em atividade, como: atletas, dirigentes, treinadores e pessoas ligadas ao futebol e outros esportes, para conhecer mais sobre a doença.

EX-ATACANTE DO PALMEIRAS É O ARTICULADOR

A parceria entre Sapesp e ABPH começou a ser traçada pelas mãos de Osmir Baptista, diretor administrativo do Sapesp e ex-atacante do Palmeiras.

“Nós ex-atletas precisamos muito deste projeto sendo divulgado o máximo possível. Tem muita gente morrendo sem saber que tem a doença. Um simples exame pode resolver tudo”, falou Baptista.

Ele também já fez o exame e tornou-se símbolo da luta contra a Hepatite ao lado de outros ex-jogadores como Júlio Cesar Bonfim, Gerson Caçapa, Ataliba e Nilson.

SOBRE A ABPH
Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite. Nascida com o objetivo de ser a grande aliada dos infectados da doença, seu principal objetivo é o de levar INFORMAÇÃO sobre a existência da hepatite, suas divisões e implicações.

Além disso, visamos possibilitar o tratamento e CURA aos infectados, através de diversas ações sociais. Trata-se de uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Sua sede é na cidade de São Paulo, e já conta com uma grande quantidade de seguidores.

A MISSÂO DA ABPH
É a de trazer à luz os quase 6 milhões de brasileiros infectados com o vírus B e C da hepatite, e que ainda vivem cada dia sem saber que estão doente. É também parte de nossa missão a de advogar a causa, divulgá-la e criar maneiras para os que já estejam diagnosticados possam se tratar e se curar.

Outros Projetos

EXPRESSÃO PAULISTA